sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

20 anos do Plano Real

Em sessão solene no Senado realizada nesta terça-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, e parlamentares tucanos e de outros partidos comemoraram os 20 anos do Plano Real.  Criado sob orientação de FHC – quando era ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, o plano foi responsável pelo fim da hiperinflação no Brasil e a posterior estabilidade econômica brasileira.

“Quando assumi o ministério, disse que o Brasil tinha três problemas: o primeiro a inflação, o segundo a inflação e o terceiro, a inflação. E nós acabamos com a inflação”, lembrou Fernando Henrique, que foi o principal homenageado da solenidade.

FHC também reforçou que o País precisa renovar, que há uma “fadiga de material do PT”.

“Eu sofri essa fadiga quando estava no governo e agora tem fadiga de material. De novo o mesmo? Meu Deus, o país é um país novo, precisa de aeração, de sentir ventos novos”, afirmou, ao defender a pré-candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República.

O senador Aécio Neves ressaltou durante seu discurso o risco à estabilidade econômica e disse que o PT mergulhou o país em clima de desesperança e que o atual governo coloca a estabilidade da moeda em risco. “Os 12 anos de governo do PT levaram o Brasil a estar hoje mais uma vez mergulhado em um ambiente de desesperança e descrença no futuro. Até a valiosa estabilidade na nossa moeda vem sendo colocada em risco sob ataques sorrateiros daqueles que foram seus mais aguerridos adversários”, afirmou o senador mineiro durante a sessão. Aécio destaca que o PT classificava à época o Plano Real como “estelionato eleitoral”. (Confira aqui o discurso completo).

A sessão foi convocada por Aécio Neves e pelos deputados federais Mendes Thame (SP) e Luiz Carlos Hauly (PR), ambos do PSDB. FHC, Aécio, Thame, Hauly e outras lideranças falaram durante a cerimônia, e todos destacaram a coragem dos idealizadores do real e a contribuição do plano para a economia e para a sociedade brasileira.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário